sábado, 5 de novembro de 2011

Uma rua chamado pecado



Pedro Coimbra


Joaquim estava deitado na rede na varanda, todo cheio de preguiça. Nem bem se levantou e colocou um dos pés no chão, começou a pensar se aquele comportamento era pecado. Foi então que um anjo pimpão lhe apareceu numa nuvenzinha de fumaça e lhe disse: - Você está fazendo o mesmo que Macunaíma, o anti-herói brasileiro de Mário de Andrade.

Lembrou-se dos “Sete Pecados Capitais”, segundo o Padre José instituídos pela Igreja Católica para a Glória de Deus e a Salvação dos Homens: Luxúria; Gula; Avareza; Ira; Soberba; Vaidade e a Preguiça.

A maior parte dos alunos de Religião achavam que muitos deles tinha caído de moda. Para o padre o maior não constava da lista e era o onanismo , nome complicado para masturbação e que deixava as mãos cabeludas.

William Shakespeare, um gênio que escreveu sem cessar sobre os dramas da existência humana e que muitos pensam ter sido mais de um só indivíduo deixou escrito: “Alguns elevam-se pelo pecado, outros caem pela virtude...”

Passada a adolescência cercada de repressões e mitos do colégio religioso lembrava-se de dois momentos. O primeiro quando assistiu “Um bonde chamado pecado”/ A streetcar named desire, dirigido por Elia Kazan, com Vivien Leigh (Blanche DuBois) e Marlon Brando (Stanley Kowalski). O roteiro de Tennessee Williams mostra Stanley tentando intimidar a cunhada Blanche enquanto esta tenta seduzi-lo. E jogam com os pecados de cada um até o estupro da mulher.

O outro momento que Joaquim não se esquecia foi quando um jovem e progressista político assumiu a prefeitura da cidade. Grupos religiosos pressionaram e ele resolveu acabar com as casas de tolerância que se alojavam numa rua do centro da cidade. Terminada a polêmica toda a tribo que vivia da prostituição foi despejada. Muitas continuaram na cidade e outras desapareceram. Joaquim se perguntava sempre onde estariam Cobrinha, Suzana Pé de Pato e Eni, mulheres renomadas daquela época. As mulheres reuniram-se antes do instante final e rogaram uma praga contra o prefeito. Como praga de puta é pior do que de padre ele nunca mais se elegeu.
O mundo deu suas voltas, os hábitos e costumes mudaram e Joaquim muitas vezes via rostos de prostitutas andando pelas ruas. Do lado delas aparecia sempre o Tango, de terno de linho branco e sapatos bicolores, guia de uma turma de jovens pela zona boêmia, dizendo em alta e bom som:
- Corrupção é que é pecado, a maior das transgressões. Aquela era apenas uma rua chamada pecado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário